A cruz na igreja é idolatria?

A CRUZ FOI ABOLIDA?
Pastor Hélio

Algumas pessoas na tentativa de perturbar a fé cristã fazem uma interpretação da Cruz como uma idolatria e símbolo de maldição. Mas será que eles entendem a Bíblia de verdade? Vejamos…

A PRÓPRIA BÍBLIA FALA DE SÍMBOLOS

O Salmo 74 diz que no Templo haviam símbolos e lavores de entalhe, ou seja, obras de arte. Os inimigos do povo de Deus ao invadir o Lugar Santo, destruiram esses símbolos e obras de arte para colocar os seus próprios símbolos no lugar:

“Os teus adversários bramam no lugar das assembleias e alteiam os seus próprios símbolos. Parecem-se com os que brandem machado no espesso da floresta, e agora a todos esses lavores de entalhe quebram também, com machados e martelos. Deitam fogo ao teu santuário; profanam, arrasando-a até ao chão, a morada do teu nome. Disseram no seu coração: Acabemos com eles de uma vez. Queimaram todos os lugares santos de Deus na terra. Já não vemos os nossos símbolos; já não há profeta; nem, entre nós, quem saiba até quando” (Salmos 74:4-9)

Fica claro que eram os inimigos do povo de Deus que odiavam os símbolos de Israel. Eles entendiam que um símbolo era uma como uma mensagem de forma figurada e por isso, não aceitavam os símbolos. Entre eles estava o candelabro, a mesa dos pães, a arca da aliança, o altar, etc.

O símbolo em si não é nada, mas todo símbolo tem um significado! É como a aliança no dedo do casado: ela pode não ser nada, mas o que ela significa é algo sagrado! Devemos descartar o uso de alianças só porque ela é um símbolo sem vida? Não! Porque se desfizermos de um símbolo seria uma ofensa e descaso ao que ele significa figuradamente.

A BÍBLIA FALA DE MALDIÇÃO

A Bíblia jamais diz que a cruz é maldição ou símbolo de maldição! Onde está isso na Bíblia? Não existe! O que existe (e que não sabem, ou não querem, interpretar) é que no Antigo Testamento se profetizou que o que fosse pendurado no madeiro era uma maldição. E que Cristo, ao ser crucificado, se fez maldição em nosso lugar (Gálatas 3:13).

Logo, um crucifixo sim, seria um símbolo de maldição! E não a cruz vazia.

Por isso, não aconselho que você ponha nada pendurado na cruz! A cruz vazia não é imagem de ninguém, mas é um símbolo cristão, como também o peixe!

Então quer dizer que se alguém tenha o desenho de um peixe num quadro, na roupa, ou na toalha da mesa, isso também é idolatria?

Arqueólogos sempre encontram símbolos antigos, mosaicos, etc onde aparecem o signo da cruz, de peixe, de candelabros, etc. Esses símbolos foram feitos pelos primeiros cristãos dos tempos antigos. E eles não viam isso como idolatria.

A BÍBLIA FALA DE CRUZ

Muitos dizem que a Cruz foi um instrumento de tortura e usar a cruz seria o mesmo que por uma cadeira elétrica na parede da igreja.

Sim, a cruz foi um instrumento de tortura, mas o que podemos fazer se Deus a escolheu para ser um símbolo de salvação? Se Deus tivesse escolhido uma cadeira elétrica, certamente eu poria uma cadeira elétrica vazia na parede da igreja!

A cruz foi e é um símbolo da redenção do povo cristão através da morte de Cristo. A cruz faz lembrar o Sacrifício final oferecido pela salvação da humanidade!

A CRUZ É UM INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO 

Muçulmanos, budistas, hindús, e pagãos do mundo todo veem o símbolo da cruz como uma mensagem muito forte! Eles sabem que nem Maomé, nem Buda, nem ninguém foi capaz de dar a vida por eles! Eles, ao olhar para a Cruz, lembram de algo que ouviram do Evangelho e ainda que não compreendam claramente, o símbolo lhes serve de uma forte impressão gravada em suas consciências!

Infelizmente para os índios do Brasil, a cruz católica foi um sinal de colonização e de destruição de suas culturas, mas ainda assim, no mundo todo, quando se vê uma cruz, se recorda o Sacrifício Vicário de Cristo.

A cruz tem a sua mensagem clara! A cruz é símbolo de nossa identificação com Cristo que devemos levar sempre! A cruz vazia é o símbolo da vitória de Cristo sobre a morte! A cruz foi o Altar que Deus ofereceu o Seu Primogênito!

A CRUZ É UM MARCO HISTÓRICO 

Não apenas na história mundial, mas na história individual de cada cristão transformado pela sua mensagem, a cruz é um marco histórico!

Depois da cruz, o judaísmo foi abolido! (Embora hoje muitas igrejas o querem ressuscitar). Depois da Cruz, os principados e potestades perderam seu poder para o Nome de Jesus Cristo. Depois da Cruz, Deus inaugurou a Nova Criação! Depois da cruz, o Espírito Santo prometido foi garantido! Depois da Cruz, os pecados de toda humanidade estão pagados (ainda que não Apagados). Depois da Cruz, a forma de se relacionar com Deus mudou! Depois da cruz, vigora no universo o Novo Testamento. Depois da cruz, houve mudança de Lei, sendo agora a Lei do Espírito! Depois da cruz, um novo povo veio a ser povo comprado e de propriedade exclusiva de Deus! Depois da Cruz, passamos a estar em Cristo, dentro dEle. Depois da Cruz, todos os homens são atraídos a Cristo. Depois da Cruz temos acesso ao Trono da Graça. Depois da Cruz, recebemos gratuitamente com Cristo todas as coisas. Depois da Cruz, o Reino de Deus pode chegar ao coração dos homens e, brevemente, visível e presente em toda Terra. Depois da Cruz o homem pode entender realmente a grandeza do Amor de Deus!

O Marco histórico da Cruz na vida pessoal de cada cristão significa a morte definitiva da velha criatura e do velho homem no batismo, e o morrer diário e constante das paixões carnais.

A CRUZ É SÍMBOLO DO ALTAR ONDE DERRAMAMOS NOSSA LIBAÇÃO!

“Possuímos um altar” (Hebreus 13:10)

No passado, depois que eram postos as vítimas no altar como sacrifícios pelo pecado, se derramava ali mesmo, encima da vítima no altar, vinho, azeite, água (algum líquido). Esta era chamada oferta de libação.

Paulo (em Filipenses 2:17 e 2 Timóteo 4:6) nos decifrou o que significava profeticamente essa oferta: Significava que os cristãos derramariam suas vidas sobre (encima, após) o sacrifício de Cristo! Eles seriam martirizados sobre o mesmo altar! A vida dos cristãos (cristãos significa parecidos com Cristo) seria colocada sobre o mesmo altar. Era uma entrega das suas próprias vidas.

Por isso, se usa a expressão: “Coloquei minha vida ao pé da Cruz… Pus algo como oferta ao pé da Cruz…” etc. Essa é a oferta de libação.

Estou crucificado em/com Cristo não significa que estou levando maldições! Significa que estou morto para o pecado, para o mundo, para o diabo! Agora não vivo eu, mas Cristo vive em mim! Dia a dia levo mi ha cruz, sacrificando a mim mesmo, minha carne, meu eu, para viver a Cristo diante desse mundo.

O SINAL DO FILHO DO HOMEM NA SUA VINDA

Particularmente, eu não posso afirmar com exatidão, mas o que disse o Senhor Jesus sugere que o “sinal do Filho do Homem” seja a Cruz! O que mais poderia ser? Só o tempo mostrará!

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24:30)

A CRUZ VERSUS O DINHEIRO

Gradativamente estão tirando o nome de Jesus Cristo das igrejas! O que mais falta? O nome das congregações está em letras GRANDES E MAIÚSCULAS (além de engrandecerem também o nome de seus fundadores), mas o nome de Jesus está bem pequenininho, ou então, foi apagado!

Não é curioso o fato de que muitos querem abolir a cruz da igreja, mas não querem abolir o dinheiro e a ostentação?! O dinheiro sim é mais que um símbolo monetário, ele é um deus até mesmo dentro de muitíssimos templos.

Se falassem do perigo do dinheiro o tanto que falam de novas besteiras, o cristianismo de hoje teria muito mais qualidade!

Por tanto, a cruz não é “uma benção”, nem uma maldição! Ela é simplesmente um símbolo que traz consigo uma mensagem poderosa que jamais deve ser esquecida! Ainda que muitos ignorantes tentam apagá-la da história. 

 

image

Isso é o que a NASA encontrou na imagem aproximada da Galáxia “Whirlpool”. O que deixou os astrônomos impressionados!

FONTE: https://en.wikipedia.org/wiki/Whirlpool_Galaxy

http://hubblesite.org/gallery/album/exotic/pr1992017a/

Compartilhe…

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s