Existem apóstolos hoje?

É muito comum hoje em dia encontrar homens (e até mulheres!) em algumas igrejas que se denominam apóstolos. Geralmente estão eles nos estúdios de TV. Nunca se soube dos apóstolos modernos que bateram na porta da casa de alguém (diferentemente de Pedro — Atos 12:13).

Mas será que estes homens poderiam ser chamados apóstolos? Por que o são? O que a Palavra de Deus diz a respeito?

Vou colocar de maneira muito simples um resumo do que a Bíblia diz a respeito dos apóstolos:

Quem escolhe um apóstolo
Não são verdadeiros apóstolos
O que deve ter um apóstolo
O que um apóstolo não tem
Os apóstolos autênticos eram homens pobres

1- QUEM ESCOLHE UM APÓSTOLO

Um apóstolo só pode ser escolhido como tal por meio de dois modos:

OU DIRETAMENTE POR JESUS CRISTO: Como foi o caso dos doze apóstolos (Mateus cap. 10) e mais tarde, o apóstolo Paulo (Gálatas 1:1).

OU ATRAVÉS DE OUTRO APÓSTOLO: A Bíblia cita o apóstolo Matias, escolhido pelo apóstolo Pedro (ver Atos 1:21-22):

É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição…”

NÃO SÃO VERDADEIROS APÓSTOLOS…

…Os que a si mesmo se escolheram: Jesus disse que os que “a si mesmos se declaram apóstolos“* não o são. Por isso, ninguém pode usurpar desse título apenas porque se considera como tal. (*Apocalipse 2:2).

…Também não pode ser apóstolos os escolhidos por um inferior: Isso porque “Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior” e não o contrário! (Hebreus 7:7).

Para ser escolhido apóstolo, o candidato deve ser escolhido por outro apóstolo superior a ele e isso de maneira sucessiva até que se chegasse a um dos primeiros apóstolos de Cristo.

Se investiga os a “linhagem” dos atuais apóstolos, vemos que eles jamais “herdaram sua unção apostólica” de um dos 12 apóstolos!

A pergunta que faço é: Só quem pode abençoar alguém é um superior e não um inferior. Logo, se um candidato a apóstolo é “consagrado” por seus inferiores, ele está automaticamente se submetendo aos que o consagram.

Só pode consagrar ou abençoar a alguém quem está espiritualmente, moralmente, familiarmente, ministerialmente melhor que o abençoado. Caso contrário, o abençoado se coloca abaixo do que o abençoa, ele se torna “menos” que o que o consagra.

Bom, até aqui, todos os atuais apóstolos estão descartados! Mas, não termina aqui. Existem outras características que você tem que aprender a observar atentamente:

2 – O QUE DEVE TER UM APÓSTOLO

Um versículo acima da Palavra de Deus pode ter passado desapercebido por você sobre as características de um apóstolo de acordo com a Bíblia. Essas são:

É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição.” (Atos 1:21-22)

De acordo à Bíblia, o homem (aqui não fala de mulheres) para ser apóstolo também precisa ter convivido com o Senhor Jesus, desde o seu batismo (com João Batista) até a Sua Ascensão aos céus.

Essas coisas aconteceram aproximadamente nos anos 30-33 dC!!!

Então, para ser apóstolo nos dias de hoje, conforme diz a Bíblia, o candidato deveria ter pelo menos uns 1990 anos de idade!!!

Você já se atreveu a perguntar a idade do “apóstolo” da sua igreja?
Será que ele foi testemunha do batismo de Jesus? Ele nos poderia contar como foi? Ele foi testemunha dos milagres, ensinamentos, e vida histórica de Jesus? Ele viu Jesus sendo crucificado? Ele viu a Tumba Vazia e esteve os 40 dias com Jesus ressuscitado? Ele, por acaso, viu Jesus ascendendo aos céus?

Não? Ele não viu nada disso? Então, conforme a Palavra de Deus diz, ele não é um verdadeiro apóstolo!

Agora, para terminar, vejamos o que um verdadeiro apóstolo não deve ter.

3 – O QUE UM APÓSTOLO NÃO TEM

Ao escolher os 12 apóstolos, Jesus foi claro em dizer uma forte característica de seus verdadeiros apóstolos. Lá em Mateus cap. 10 encontramos:

A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel; e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre nos vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de sandálias, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. E, em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, indagai quem neles é digno; e aí ficai até vos retirardes. Ao entrardes na casa, saudai-a; se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem ouvir as vossas palavras, ao sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi o pó dos vossos pés” (Mateus 10:5-14)

Jesus não lhes fez um pedido. O Senhor ordenou aos seus apóstolos que não tivessem qualquer relação com as riquezas. Um verdadeiro apóstolo jamais possui riquezas, nem sua imagem é associada à elas:

de graça recebestes, de graça dai. Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre

Eles não possuiriam casas particulares, pois viveriam como nômades, como peregrinos:

em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, indagai quem neles é digno; e aí ficai até vos retirardes“.

O Novo Testamento diz que o apóstolo teria direito a um salário (como é melhor traduzido em Lucas 10:7 e 1 Timoteo 5:18). Salário não é o mesmo que todo dinheiro da igreja!

Concluímos por meio da Bíblia que um apóstolo escolhido por Jesus jamais tem a sua imagem relacionada às riquezas e bens desse mundo!!!

Mas os valores de nossa sociedade mundana estão tão invertidos que, hoje, os líderes de igreja que mais são reconhecidos no mundo têm que possuir seus nomes nas revistas Forbes, Fortune, etc. ou seja, os “supostos apóstolos” atuais têm sua imagem fortemente relacionada com muiiiiiito dinheiro e poder secular.

Essa característica (de riqueza associada aos líderes religiosos), segundo a Bíblia, é própria de apóstolos falsos e fraudulentos:

Cometi eu (o apóstolo Paulo), porventura, algum pecado pelo fato de viver humildemente, para que fôsseis vós exaltados, visto que gratuitamente vos anunciei o evangelho de Deus? Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir, e, estando entre vós, ao passar privações, não me fiz pesado a ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram o que me faltava; e, em tudo, me guardei e me guardarei de vos ser pesado… Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam. Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras” (2 Coríntios 11:7-15)

Os chama também de “lobos vorazes” pois têm cobiça pela prata e ouro:

Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho… De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes; vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20:29-35)

É infinita a diferença dos apóstolos bíblico dos apóstolos e outros chefes das igrejas atuais. Os de hoje se orgulham a serem considerados grandes empresários e empreendedores (o que para os antigos seria uma total vergonha e pecado):

Escreveu o apóstolo Paulo ao seu discípulo Timóteo:

Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer Àquele que o arregimentou” (2 Timóteo 2:3-4).

Mas, também lhe escreveu que “homens cuja mente é pervertida e privados da verdade” iriam considerar “que a piedade é fonte de lucro… Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas…” (1 Timóteo 6:5, 11). *Piedade: A “religião” cristã genuína e pura.

Um verdadeiro homem de Deus foge desse modismo de fazer das coisas sagradas uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil.

OS APÓSTOLOS AUTÊNTICOS FORAM HOMENS POBRES

Pedro disse: “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)

O grande apóstolo Paulo, ao final de sua vida não acumulou fortunas, mas disse que “por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam” (Atos 28:30). Ele terminou a sua vida numa casa de aluguel.

Além disso, mesmo sendo líder da igreja cristã no seu tempo, em algumas épocas, trabalhava para ter o seu sustento, em outras, preferia receber um salário da igreja, em vez de ficar com todo dinheiro que o povo dava (2 Coríntios 11:8).

Por isso, devemos recapitular que:

1 – Apóstolos são apenas os escolhidos diretamente por Jesus ou por um dos 12 apóstolos.

2 – São homens que conviveram pessoalmente com Jesus Cristo quando Ele estava na Terra.

3 – São homens desprovidos de riquezas e bens materiais.

Talvez você, por defender o seu pastor rico, diz:

MAS O MEU PASTOR NÃO MERECE VIVER BEM E POSSUIR O MELHOR DESSE MUNDO?

Se essa pergunta acima foi feita pelo seu próprio pastor, veja o quão enganador e chantagista barato ele é!!!

Sim, talvez concorde com você que o seu pastor possa merecer o melhor desse mundo, entretanto, a Bíblia não lhe dá esse direito!!! Ele merece, mas não tem direito!

Termino este artigo aconselhando a você que um dia aderiu a essa moda de ser chamado apóstolo, que renuncie essa vaidade agora mesmo! Títulos não nos fazem ser reconhecidos por Deus, e às vezes, nem mesmo pelos homens! Você quer se comparar aos apóstolos Pedro, Paulo, Tiago, João, etc? (2 Corintios 11:12) Você realmente se considera que está ao nível desses homens? Quem te fez pensar isso? 

O cristianismo hoje deve urgentemente voltar à simplicidade das suas origens. Deus pode te usar se você abandone a ostentação e a vontade de ser reconhecido como autoridade sobre os demais. Se o teu Senhor é Jesus, você não pode querer viver nesse mundo melhor que Ele!

Para mim, que conheço a Jesus a 29 anos e o sirvo a 20, os meus apóstolos continuarão sendo os da Bíblia: Paulo, Pedro, João, Mateus, etc… Apóstolos jamais serão homens que ostentam ouro, jóias e carros caríssimos, esbanjando em luxo, festas e glamour, nem glutões ou beberrões. Despertem!

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s